A energia na era digital: evolução constante

Uma das grandes invenções mundiais foi, sem dúvida, a da eletricidade. Em 1752, Benjamin Franklin descobriu a energia elétrica, ao empinar uma pipa durante uma tempestade com raios. Quase 130 anos depois, em 1879, a lâmpada elétrica foi inventada por Thomas Edison, mesma época em que que seu grande rival e ex-funcionário Nicola Tesla propunha a corrente contínua para o sistema elétrico.

Nos 130 anos seguintes, muito se evoluiu no mundo da elétrica, e o desenvolvimento desde os anos 2000 continua ainda mais intenso. A tendências atuais, entretanto, são bem diferentes das do século passado: são voltadas às tecnologias que promovam eficiência energética, redução de custos e com o menor impacto ambiental possível. Pontos muito importantes como resposta ao aumento da demanda energética na atual era digital.

Num cenário de mercado em que se caminha para sistemas cada vez mais interconectados, assistimos o desenvolvimento de recursos de IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), de inteligência artificial, de big data, de computação na nuvem… E tudo isso vai demandar ainda mais energia e um olhar mais focado nas fontes renováveis, pelo menos assim se espera.

É nesse sentido um dos principais investimentos da tradicional multinacional francesa Schneider Electric: a plataforma EcoStruxure*, com o propósito de liderar a transformação digital na automação e gestão de energia em residências, edifícios, data-centers, empresas e indústrias.

A EcoStruxure conta com três camadas. A primeira é a de produtos conectados; a segunda, de controle desses produtos conectados; e a terceira de análise, que é a parte de inteligência de dados, de data analytics.

EcoStruxure no Cubo Itaú

Entre os cerca de 480 mil locais implantados com a EcoStruxure em todo o mundo, podemos citar a atual sede do Cubo, hub do Itaú, localizado em São Paulo, que fomenta o empreendedorismo tecnológico. Inaugurada em 2018, três anos depois do nascimento do Cubo, a nova sede ocupa um edifício de 14 andares, numa área total de aproximados 20 mil metros quadrados, e capacidade para abrigar 200 startups residentes. É quase quatro vezes maior do que a sede anterior.

O moderno prédio ganhou inteligência com o EcoStruxure Building. Ali, a Schneider Electric implantou soluções de controle dos sistemas de ar-condicionado, de iluminação e de persianas. Mas não foi só: foram instalados 60 km de cabos para conectividade; sistema de gestão de água, jardinagem e letreiros; além de software de realidade aumentada para manutenção e até uma estação meteorológica, a qual pode comandar, por exemplo, a abertura e o fechamento das janelas. Ao todo, foram cerca de 1 mil produtos instalados pela fabricante francesa que permitem a autorregulação do edifício.

A Schneider Electric entra também com apoio ao Cubo Itaú na gestão da energia elétrica, através do EcoStruxure Power.

De fato, o leque de soluções da Schneider é muito amplo, e com certeza atende às diferentes demandas de clientes de todos os portes, até por conta de suas excelentes parcerias, de empresas regionais às maiores companhias do mundo. Confira algumas das principais soluções da multinacional:

Serviços de Energia e Sustentabilidade

Auxílio no projeto da estratégia de energia e sustentabilidade dos clientes. A meta é sempre entregar instalações eficientes que trarão resultados sustentáveis.

Serviços de campo e automação

Aqui, operações, orçamento e ciclo de vida dos ativos são otimizados, melhorando o desempenho, a segurança e reduzindo custos de manutenção.

Serviços de instalações

São diversos serviços que visam otimizar a manutenção e a operação da instalação física. Com uma estratégia inteligente, é possível melhorar a gestão e reduzir custos.

Treinamento

São diversos cursos de aprimoramento, como o de instalação e segurança elétrica, data center, automação industrial, entre outros. A Schneider conta inclusive com a Energy University, que tem um catálogo de cerca de 200 cursos online e gratuitos, disponíveis em 13 idiomas, inclusive em Português.

Consegue perceber como a Schneider Electric se estruturou para ajudar você, independente de qual desafio tem a sua frente? E a empresa promete não ficar parada: quer continuar sendo líder no mercado e estará sempre antenada às tendências dos setores, para trazer inovações com frequência ao seu portfólio. Afinal, “Life is On”!

* EcoStruxure é uma marca registrada da Schneider Electric.

Fechar Menu